Laboratórios

O Centro de Biotecnologia de Plantas, de acordo com as suas duas grandes linhas de atividade, possui laboratórios de:

Micropropagação

Constituído por 1 sala de preparação e esterilização de meios; sala de repicagem com 6 câmaras de fluxo laminar; 2 salas bioclimáticas com controlo de luz e temperatura com 120 m2 de área útil; 1 câmara walk-in com controlo de luz, temperatura e humidade; sistema de bioreatores de imersão temporária (BIT) com automação por computador; 1 estufa de campo com 250 m2 com controlo ambiental.

Associado a estas infraestruturas dispõe de 4500 m2 de estufas no Parque Agroindustrial Gardunha Sul, Fundão (GPS 40º 040627; -7º 469369).

 

Biologia Molecular

Equipado com sistemas de eletroforeses, termocicladores (PCR e PCR-RT), analisador de imagem e sequenciador de ADN com 4 capilares.

 

Espetroscopia e Cromatografia

Na área da identificação, caracterização e quantificação de substâncias químicas dispõe de espetrofotometria UV/VIS, sistemas de cromatografia líquida e gasosa associada a espetroscopia de massa, absorção atómica, espetroscopia de infravermelho (FTIR-ATR, FT-NIR, FT-RAMAN e microscópio FT-Raman Ramanscope III).

 

Fitoquímica

Equipado com sistemas convencionais de extração de substâncias, uma unidade piloto de extração supercrítica de CO2 e liofilizador de grande capacidade.

 

Biologia e Microbiologia

Com sistema de microscopia e imagem, estufas incubadoras, fluxo laminar e sistema de preservação de material biológico por ultracongelação e criopreservação.